Correio Popular Notícia



GAPC encerra triagem para atendimentos do Hospital do Câncer

Data da notícia: 19/09/2013
Foto:

(Josias Brito) A equipe do GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer), encerrou na última terça-feira (17), a triagem das pessoas que serão atendidas pela unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos. A vinda da Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos em Ji-Paraná, equipada com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, será entre os dias 7 e 8 de outubro. A carreta já está percorrendo o interior do Estado levando uma experiente equipe de médicos e enfermeiros do Hospital do Câncer de Barreto que, luta incansavelmente contra o câncer.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130919-151.jpg[/IMG] A coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Ji-Paraná, Silvia Cristina, disse que diversas pessoas com suspeita de câncer de colo de útero, pele, próstata e mama, foram atendidas durante a triagem que aconteceu esta semana, no Pronto Atendimento L-1 Maringá. ?Serão 310 atendimentos realizados pela equipe, graças a parceria do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná com Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde?, ressaltou.
Equipada com uma grande estrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia e consultório médico, a Carreta do Hospital de Câncer de Barreto terá um centro para pequenas cirurgias. Silvia Cristina lembra que quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. ?Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento na Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barreto, também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.
O câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram cerca de 18 mil casos novos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

ATENDIMENTO - Desde o lançamento da Unidade Móvel, moradores de várias cidades já foram atendidos pelos profissionais que acompanham a carreta Oncológica, e, em muitos casos, algumas mulheres nunca haviam realizado um exame preventivo.
Segundo a coordenadora, a prevenção é a certeza da cura do câncer. ?Infelizmente temos uma incidência muito elevada de casos notificados, em Ji-Paraná e em Rondônia, precisamos reduzi-los. Casos de maior gravidade encaminhamos para a filial do Hospital do Câncer de Barretos, em Porto Velho, e conforme a necessidade enviamos para Barretos, em São Paulo? ressaltou Silvia Cristina. A unidade móvel disponibilizou vagas para exames de prevenção do câncer de próstata, vagas para coleta de preventivos do câncer de colo de útero, vagas para pessoas com lesão suspeita de câncer de pele e para câncer de mama.

Fonte:






Noticia vista 1492 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.